fbpx Skip to main content
contact phone
contact email
Grupo Your

Felicidade no Trabalho: A Importância de um Ambiente de Trabalho Positivo

Artigo - Vera Jardino

Num mundo atual onde tanto se fala de salário emocional, não podemos esquecer nem colocar para segundo plano a importância de um bom e saudável ambiente de trabalho. Uma cultura organizacional positiva é um fator diferenciador no mercado, sendo também um fator essencial na retenção de talento e por isso caminhará sempre de braço dado com a estratégia da empresa.

“Sinto-me em casa” mesmo fora da mesma… é um sentimento potenciado pelo conforto, união e proximidade intra e inter equipas. Um abraço que não olha a hierarquias, know-how, tamanhos, cores e culturas, apresenta-se como um gerador de compromisso que nos leva a um objetivo comum: o sucesso da empresa e, por consequência, de todos nós individualmente.

Uma das principais particularidades de um bom ambiente de trabalho, é a existência de um bom espírito de equipa, o qual não se mede apenas pelo encaminhamento de todos num objetivo comum, mede-se também pelo sorriso que oferecemos ao colega que não conhecemos e com o qual nos cruzamos no corredor, mede-se por “dar a mão” a um colega que está com dificuldade em atingir o seu objetivo pessoal, mede-se por aplaudir o colega que conseguiu atingir o seu objetivo pessoal, mede-se pela comunicação construtiva. Tudo isto, e muito mais, proporciona a cada um de nós, um maior equilíbrio emocional, força para continuar e um maior compromisso cultural, cuja soma se iguala a “Felicidade”.

No fundo, o principal objetivo é chegar ao fim de cada semana de trabalho, independentemente das suas vicissitudes, e sentir “Aqui eu sou FELIZ!”, sempre com a calma de que na semana seguinte teremos uma nova oportunidade de fazer melhor, corrigir, evoluir, com as pessoas certas ao nosso lado, num ambiente seguro mas desafiante.

Concluindo, um bom, inclusivo e saudável ambiente laboral promove não só o engagement como também impacta diretamente na felicidade e produtividade do centro de sucesso de uma empresa, as suas pessoas.

Vera Jardino

Talent Accquisition Manager

Submeta uma candidatura espontânea